Regulamento Geral
1. Acreditação das Equipas
Para a acreditação das equipas é obrigatória a presença de todos os inscritos no FOOTMANIA 2024.
É OBRIGATÓRIA, a apresentação do ORIGINAL DO CARTÃO DE JOGADOR da respetiva Associação de Futebol.
Caso, algum atleta inscrito, não possua Cartão de Jogador, é obrigatória a apresentação do ORIGINAL dos 3 documentos que indicamos seguidamente:
a) CARTÃO DE CIDADÃO (cidadão português) ou PASSAPORTE (cidadão estrangeiro);
b) ATESTADO MÉDICO que comprove robustez física e psíquica para participar no FOOTMANIA 2024, nos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, no período em que estarão presentes no evento 26 de junho a 30 de junho de 2024 ou 03 de julho a 07 de julho de 2024;
c) Comprovativo de SEGURO DESPORTIVO, válido entre 26 de junho a 30 de junho de 2024 ou 03 de julho a 07 de julho de 2024.
1.1 IDENTIFICAÇÃO DOS PARTICIPANTES
1.1.1 ATLETAS – PULSEIRAS
Todos os participantes têm, obrigatoriamente, de estar identificados, em todos os momentos, durante o torneio, pela pulseira (com cores diferentes para cada escalão), que será colocada no momento da acreditação.
Só assim , terão acesso aos alojamentos, campos de jogos e local onde se realizam as refeições.
Caso alguma pulseira se danifique terá de ser realizada nova acreditação.
1.1.2 RESPONSÁVEIS DE CADA EQUIPA – CREDENCIAL
Todos os responsáveis de cada equipa têm de estar identificados em todos os momentos do torneio com a credencial (fita de pescoço) que será entregue na acreditação.
Esta credencial identifica o clube e equipa tendo no verso um QR CODE com acesso a várias informações sobre o torneio.
A credencial é essencial para o acesso aos alojamentos, campos de jogos e local onde se realizam as refeições.
Em caso de perda da credencial terá de ser realizada nova acreditação.
MUITO IMPORTANTE:
Na acreditação, é obrigatória a identificação do responsável de cada equipa, sendo que o mesmo tem de:
- Apresentar o ORIGINAL DO CARTÃO DE CIDADÃO;
- Fornecer à organização o NÚMERO DE TELEMÓVEL ATUALIZADO;
- ASSINAR DECLARAÇÃO, assumindo a total responsabilidade pelos atos de todos os participantes, no local onde estão alojados, nos autocarros da organização, nos locais das refeições durante todos os dias de participação no torneio.
1.2 LOCAL E HORÁRIO DE ACREDITAÇÃO DE EQUIPAS
A acreditação das equipas será realizada no OFFICE CENTER EXPOESTE, localizado no FOOTMANIA CENTER, durante os seguintes horários:
PARA AS EQUIPAS PARTICIPANTES NO PERÍODO DE 26 DE JUNHO A 30 DE JUNHO
- 3ª feira (25 junho 2024), das 18h00 às 21h00;
- 4ª feira (26 junho 2024), das 12h00 às 15h00;
- 4ª feira (26 junho 2024), das 19h00 às 21h00.
PARA AS EQUIPAS PARTICIPANTES NO PERÍODO DE 01 DE JULHO A 03 DE JULHO
- 2ª feira (01 julho 2024), das 10h00 às 12h00;
PARA AS EQUIPAS PARTICIPANTES NO PERÍODO DE 03 DE JULHO A 07 DE JULHO
- 3ª feira (02 julho 2024), das 18h00 às 21h00;
- 4ª feira (03 julho 2024), das 12h00 às 15h00;
- 4ª feira (03 julho 2024), das 19h00 às 21h00.
2. Alojamentos
2.1 CHECK-IN
Será realizado entre as 14h30 e as 15h30, no dia de chegada ao alojamento, salvo algumas excepções que terão que ser apresentadas e resolvidas em articulação com a organização, antes do evento ou durante o evento no OFFICE (FOOTMANIA CENTER – EXPOESTE).
É OBRIGATÓRIA, a apresentação do ORIGINAL do CARTÃO de CIDADÃO, PASSAPORTE ou ATESTADO de RESIDÊNCIA, caso seja cidadão estrangeiro, no Alojamento para efeitos de Check-in.
O responsável de cada Equipa terá de assinar uma declaração como se responsabiliza por quaisquer danos causados pela sua equipa no respetivo alojamento.
2.2 CHECK-OUT
O check-out dos alojamentos acontecerá obrigatoriamente, nos últimos dias de cada período do FOOTMANIA 2024 (30 de junho de 2024, 03 de julho de 2024 e 07 de julho de 2024), ANTES OU APÓS o pequeno-almoço.
As equipas poderão deixar as suas bagagens numa sala, no alojamento, destinada ao efeito que deverá ser indicada pela receção do alojamento.
No caso das equipas que têm partida agendada, um ou dois dias após o fim do torneio, o CHECK OUT realiza-se até às 10h00, no último dia de permanência no torneio.
A organização não se responsabiliza por custos associados à utilização dos quartos após as 10h00, no último dia de permanência no torneio.
Após a cerimónia de encerramento haverá transporte até ao alojamento para recolha da bagagem. Os responsáveis das equipas têm que informar a organização com antecedência para programar esse transporte.
2.3 RECOLHA AOS QUARTOS – SILÊNCIO
Solicitamos aos treinadores e dirigentes das equipas que respeitem o horário de recolha aos quartos – 23H00 – para não prejudicar o descanso de todos os participantes.
2.4 VISITAS DE FAMILIARES
Não é permitida a visita e permanência de familiares em qualquer dos alojamentos das equipas, exceto com autorização da organização.
3. Alimentação (Refeições, Lanches, Águas)
3.1 EQUIPAS ALOJADAS
- Pequeno-Almoço – das 07h30 às 10h00 no local de alojamento;
Nota: Equipas alojadas no pavilhão da escola Raúl Proença - Almoço – das 12h00 às 14h00 no MEAL CENTER localizado no FOOTMANIA CENTER;
- Jantar – das 19h00 às 21h00 no MEAL CENTER localizado no FOOTMANIA CENTER;
- Lanche (manhã) – durante as manhãs o lanche será composto por fruta que estará à disposição dos atletas nos CAMPOS DE JOGOS ou no MEAL CENTER.
- Lanche (tarde) – durante as tardes o lanche será composto por fruta e snacks que estarão à disposição dos atletas nos CAMPOS DE JOGOS ou no MEAL CENTER.
3.2 EQUIPAS NÃO ALOJADAS – COM REFEIÇÕES
(Condições Pré-definidas com a Organização)
- Almoço – das 12h00 às 14h00 no MEAL CENTER localizado no FOOTMANIA CENTER;
- Jantar – das 19h00 às 21h00 no MEAL CENTER localizado no FOOTMANIA CENTER;
- Lanche (manhã) – durante as manhãs o lanche será composto por fruta que estará à disposição dos atletas nos CAMPOS DE JOGOS ou no MEAL CENTER.
- Lanche (tarde) – durante as tardes o lanche será composto por fruta e snacks que estarão à disposição dos atletas nos CAMPOS DE JOGOS ou no MEAL CENTER.
3.3 EQUIPAS NÃO ALOJADAS – SEM REFEIÇÕES
- Lanche (manhã) – durante as manhãs o lanche será composto por fruta que estará à disposição dos atletas nos CAMPOS DE JOGOS ou no MEAL CENTER.
- Lanche (tarde) – durante as tardes o lanche será composto por fruta e snacks que estarão à disposição dos atletas nos CAMPOS DE JOGOS ou no MEAL CENTER.
IMPORTANTE:
A composição do PEQUENO ALMOÇO varia consoante o alojamento escolhido por cada equipa;
Nas refeições do ALMOÇO e do JANTAR, os treinadores e dirigentes deverão ajudar os seus atletas de modo a simplificar e agilizar o serviço.
As refeições, para toda a comitiva, são compostas por: sopa + prato principal + bebida (almoço – água) e (jantar – água + sumo ao jantar) + sobremesa;
A ementa será disponibilizada pela organização aos responsáveis de cada equipa.
MUITO IMPORTANTE – INTOLERÂNCIAS ALIMENTARES
Os responsáveis das equipas, antes do início do torneio, têm de informar a organização por e-mail, quais os atletas e as quais as respetivas restrições alimentares.
3.4 ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Desde 2019 que a organização estabeleceu como objetivo reduzir a pegada ecológica do FOOTMANIA eliminando as mais de 20.000 garrafas de água de 0,33 Litros que eram distribuídas em cada uma das edições do torneio.
Assim, no momento da acreditação das equipas, os atletas e treinadores recebem uma garrafa de água 0,750 Litros (AKI-DEL-MAR – FOOTMANIA) reutilizável e personalizável com o nome de cada participante.
O abastecimento de água nas referidas garrafas é realizado pelos próprios, nas torneiras de abastecimento público. Salientamos e congratulamo-nos com o facto de que esta região e os respetivos serviços de tratamento e abastecimento de água (SMAS) serem reconhecidos pela sua elevada qualidade.
Em caso de perda, não haverá reposição da oferta. Quem pretender, pode adquirir uma nova garrafa numa das lojas oficiais FOOTMANIA STORE situadas no FOOTMANIA CENTER- EXPOESTE ou no ABRAÇO VERDE – JUNTO AO RUGBY ou em ÓBIDOS – COMPLEXO DESPORTIVO.
Cada garrafa de água 0,750 Litros (AKI-DEL-MAR – FOOTMANIA) tem o custo de 5,00€.
4. Acesso aos Recintos de Jogos
4.1. ENTRADAS DAS EQUIPAS NO RECINTOS
Os responsáveis das equipas quando chegam aos recintos dos jogos, devem dirigir-se ao diretor de campo ou staff da organização (facilmente reconhecíveis através das camisolas), para saber quais os procedimentos antes, durante e após cada jogo.
4.2 ACESSO AOS BALNEÁRIOS
Devido ao reduzido número de balneários e ao elevado número de jogos, sugerimos às equipas que se organizem para fazer uma utilização reduzida dos mesmos, antes, no intervalo e depois dos jogos.
Os balneários serão partilhados por várias equipas, cabendo assim a cada equipa a responsabilidade de deixar ou retirar os pertences dos mesmos.
A ORGANIZAÇÃO, NÃO SE RESPONSABILIZA, POR FURTOS OU DANOS CAUSADOS NOS BENS DOS ATLETAS, TREINADORES E DIRIGENTES.
4.3 ENTRADA DE PÚBLICO NOS RECINTOS
A entrada do público nos recintos onde se realizam os jogos é gratuita.
5. Lavandaria
5.1 LAVAGENS GRATUITAS (equipas alojadas)
ENTREGA e RECOLHA dos equipamentos na LAVANDARIA situada no FOOTMANIA CENTER – EXPOESTE.
1ª lavagem gratuita:
- ENTREGA do saco com equipamento na 5ª feira (até às 21h00)
- RECOLHA do saco com equipamento na 6ª feira (após as 13h00)
2ª lavagem gratuita:
- ENTREGA do saco com equipamento na 6ª feira (até às 21h00)
- RECOLHA do saco com equipamento no Sábado (após as 13h00)
Os equipamentos, obrigatoriamente, têm de ser entregues num SACO DEVIDAMENTE IDENTIFICADO COM O NOME DO CLUBE E RESPETIVO ESCALÃO na LAVANDARIA situada no FOOTMANIA CENTER – EXPOESTE.
5.2 LAVAGEM EXTRA
Se alguma equipa, pretender realizar alguma lavagem noutro período, a mesma terá o custo de 20,00€.
A organização não se responsabiliza por lavagens de equipamentos efetuadas nos alojamentos ou noutro local.
6. Transportes
6.1 CIRCUITOS INTERNOS FOOTMANIA
6.1.1 CIRCUITO AZUL – Caldas da Rainha até Óbidos (ida e volta)
CADÊNCIA APROXIMADA DE PASSAGENS DE AUTOCARROS NO PERCURSO: 30 minutos
PARAGENS DO PERCURSO:
- MATA (Mata Rainha D. Leonor) – Campo da Mata e Campo Quinta da Boneca
- CMCR (Câmara Municipal Caldas da Rainha) – Hotel Cristal Caldas, Hotel Rainha Dona Leonor e Europeia Hotel
- INTERNACIONAL (Hotel Caldas Internacional) – Hotel Caldas Internacional
- FOOTMANIA CENTER (Expoeste) – Meal Center, Office Center, Fun Center
- ABRAÇO VERDE – Campo Luís Duarte e Campo Caldas Rugby Clube
- ACADEMIA MILITAR (Escola Sargentos Exército) – Escola de Sargentos do Exército
- ÓBIDOS (Complexo Desportivo Óbidos) – Estádio (relva natural) e Campo (relva sintética)
6.1.2 CIRCUITO LARANJA – Caldas da Rainha até Foz do Arelho (ida e volta)
PARAGENS DO PERCURSO:
- MATA (Mata Rainha D. Leonor) – Campo da Mata e Campo Quinta da Boneca
- CMCR (Câmara Municipal Caldas da Rainha) – Hotel Cristal Caldas, Hotel Rainha Dona Leonor e Europeia Hotel
- INTERNACIONAL (Hotel Caldas Internacional) – Hotel Caldas Internacional
- FOOTMANIA CENTER (Expoeste) – Meal Center, Office Center, Fun Center
- ABRAÇO VERDE – Campo Luís Duarte e Campo Caldas Rugby Clube
- CAIS FOZ DO ARELHO – INATEL Foz do Arelho e PRAIA Foz do Arelho
MUITO IMPORTANTE:
AS PRIMEIRAS SAÍDAS DO DIA, para os JOGOS das 09H30 e das 10H30, são feitas DIRECTAMENTE DO ALOJAMENTO PARA OS CAMPOS. A organização define, antecipadamente, quais são as equipas que vão em cada autocarro. A informação é transmitida na paragem de saída.
PRIORIDADE DE ENTRADA NOS AUTOCARROS, sempre, para a(s) equipa(s) que no quadro competitivo, têm jogo agendado no horário mais próximo.
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DOS CIRCUITOS: 10h00 até cerca das 20h00 (final dos jogos)
DEPOIS DO JANTAR, no MEAL CENTER localizado no FOOTMANA CENTER – EXPOESTE, o último autocarro para os alojamentos sai às 22h30. Após este serviço, a responsabilidade de retorno aos alojamentos é dos responsáveis de cada equipa.
Os AUTOCARROS SÃO PARTILHADOS por todas as EQUIPAS ALOJADAS E EM PACOTE GOLD, exceto as equipas que requisitem autocarro exclusivo. Caso pretendam autocarro exclusivo, por favor, solicitar orçamento;
Os responsáveis de cada equipa, devem providenciar para que os seus atletas sejam rápidos a entrar nos autocarros e a garantir que os mesmos se sentam em segurança;
Devido às pausas dos motoristas (obrigatórias por lei) e devido ao elevado número de serviços, poderá haver períodos de espera superiores ao desejado.
O RESPONSÁVEL de CADA EQUIPA tem de fornecer à organização CONTACTO ATUALIZADO.
6.1.3 MAPA FOOTMANIA CITY
6.2 OUTROS SERVIÇOS DE TRANSPORTE
6.2.1 PACOTES GOLD
Clube > Caldas da Rainha e Caldas da Rainha > clube
- De MANHÃ, em horário a combinar: Clube > Caldas da Rainha
Saída em horário a combinar, articulando com outras equipas que poderão partilhar o transporte. Será, aproximadamente, entre as 07h30 e as 08h30.
Durante o período em que estas equipas estão nas Caldas da Rainha ou Óbidos os outros serviços de transporte serão assegurados pelos CIRCUITOS INTERNOS FOOTMANIA (ver ponto 6.1).
- À TARDE, em horário a combinar: Caldas da Rainha > Clube
Saída em horário a combinar, articulado com o final do último jogo do dia da equipa e das outras equipas que poderão partilhar o transporte.
- Funcionam 5ª Feira e 6ª Feira (ida e volta no próprio dia);
- Poderão ser partilhados por várias equipas de diferentes clubes.
6.2.2 TRANSFERS AEROPORTO LISBOA
Aeroporto > Caldas da Rainha e Caldas da Rainha > Aeroporto;
- Funcionam em dia e horário a combinar, articulado com chegadas e partidas dos voos de cada equipa;
- Poderão ser partilhados por várias equipas de diferentes clubes.
Durante o período em que estas equipas estão nas Caldas da Rainha ou Óbidos os outros serviços de transporte serão assegurados pelos CIRCUITOS INTERNOS FOOTMANIA (ver ponto 6.1).
6.2.3 OUTROS TRANSPORTES ESPECIAIS
Serão marcados previamente pela organização, que comunicará às equipas que solicitaram o serviço, a hora e local de partida.
7. Footmania Center (Expoeste)
O FOOTMANIA CENTER é o local onde os treinadores e dirigentes se devem dirigir sempre que tenham alguma dúvida ou situação que desejem ser esclarecida ou resolvida.
No FOOTMANIA CENTER poderá encontrar:
7.1 OFFICE CENTER
Secretariado, operação e controlo de:
- Alojamentos;
- Refeições;
- Competição;
- Serviço de lavandaria;
- Perdidos e achados;
- Primeiros socorros;
- Ponto de encontro.
Horário de Funcionamento: das 11h30 às 15h30 e das 18h30 às 21h30
7.2 MEAL CENTER
Local das refeições.
Horário de Funcionamento:
- Almoço: 12h00 às 14h30;
- Jantar: 19h00 às 21h30.
7.3 FUN CENTER
- TeqBall
- FutVolei
- Matraquilhos
- Insuflável
- Setas
7.4 FOOTMANIA STORE
Loja oficial FOOTMANIA (merchandising, gelados, gomas e pipocas).
8. Cerimónia de Abertura
DATA:
- 26 de junho de 2023 (4ª Feira);
- 03 de julho de 2023 (4ª Feira).
HORÁRIO:
- Concentração das equipas: das 17h00 às 17h30;
- Final da Cerimónia: pelas 20h30.
LOCAL DA CONCENTRAÇÃO:
- Parque D. Carlos I (junto ao parque infantil).
8.1 OPERACIONALIZAÇÃO
Desfile das equipas pelas ruas da cidade desde o local da concentração (Parque D. Carlos I) até à Praça 25 de Abril (CM Caldas da Rainha).
- PERCURSO DO DESFILE:
Partida do Parque D. Carlos I > passagem pelo Céu de Vidro > Largo Rainha Dona Leonor > Rua da Liberdade > Praça da República > Rua Almirante Cândido Reis > Rua Dr. Miguel Bombarda > Rua Padre António Emílio > Rua Hemiciclo João Paulo II > Praça 25 de Abril
- FINAL DO DESFILE:
Apresentação de todas as equipas no cimo da escadaria da CM Caldas da Rainha, seguida de concentração das equipas na zona central da Praça 25 de Abril.
Após a Cerimónia de Abertura, os autocarros da Rodoviária Oeste entram na Rua Eng. Duarte Pacheco para recolher as equipas e as mesmas seguem para o jantar no MEAL CENTER.
IMPORTANTE:
AS EQUIPAS QUE NÃO FIZERAM ACREDITAÇÃO no FOOTMANIA, TÊM DE FAZER ACREDITAÇÃO ANTES DO JANTAR. Sem acreditação não podem ter acesso ao MEAL CENTER.
9. Segurança
A Organização do FOOTMANIA conta com a colaboração da PSP das Caldas da Rainha e GNR Óbidos, em permanência ao serviço do evento.
10. Cancelamentos e Devoluções
Cancelamento da inscrição de um ou mais atletas ou de todos os elementos da equipa, após 15 de maio de 2024 a organização não devolverá os 10% referentes ao 1º pagamento;
Cancelamento da inscrição de um ou mais atletas ou de todos os elementos da equipa, após 15 de junho de 2024 a organização não devolverá os 40% referentes ao 1º pagamento + 2º pagamento.
IMPORTANTE:
A apresentação de comprovativo médico é obrigatória para justificar o cancelamento e as devoluções acima referidas.
Se não houver a apresentação de comprovativo médico, a organização não devolverá qualquer valor recebido.
11. Seguro
É obrigatória a apresentação de uma declaração em como todos os participantes (atletas, treinadores e diretores) têm seguro no período do FOOTMANIA.
Os responsáveis das equipas poderão fazê-lo de uma das seguintes formas:
- EXTENSÃO DO SEGURO JUNTO DA RESPECTIVA ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL
A apresentação do cartão do jogador comprova que o mesmo tem seguro desportivo válido. No entanto, os seguros das Associações de Futebol, em princípio, terminam no dia 30 de junho de 2024 pelo que, cada clube deve informar e solicitar extensão do seguro à respetiva Associação de Futebol.
- AQUISIÇÃO DE SEGURO JUNTO DA ORGANIZAÇÃO
8,00€ por SEGURADO, válido para todos os dias do torneio.
- AQUISIÇÃO DE SEGURO NOUTRA SEGURADORA
Proceder à obtenção de um seguro em qualquer seguradora e enviando a respetiva declaração comprovativa.
12. Experiências - O Footmania não é só Futebol
A participação no FOOTMANIA não se restringe ao futebol. A organização promove e organiza algumas iniciativas para proporcionar aos participantes outras experiências.
Todas as experiências são facultativas e a realização destas atividades é da responsabilidade dos líderes de cada equipa. Umas serão gratuitas e outras têm um custo adicional de organização.
12.1 FUN CENTER FOOTMANIA CENTER
- MATRAQUILHOS – 10H00 ÀS 22H30
- FUTVOLEI – 10H00 ÀS 22H30
- TEQBALL (Federação Portuguesa de Teqball) – 10H00 ÀS 22H30
- INSUFLÁVEL – 10H00 ÀS 22H30
- SETAS (Associação de Setas da Zona Oeste) – 18H00 ÀS 22H30
12.2 PRAIA – FOZ DO ARELHO
- TRANSPORTE: CIRCUITO LARANJA (MATA – CMCR – INTERNACIONAL – FOOTMANIA CENTER – ABRAÇO VERDE – FOZ DO ARELHO)
- HORÁRIO: 10H00 às 18h00 (cadência – cerca de 40 minutos)
- IMPORTANTE:
a) Os responsáveis das equipas que pretendem utilizar transporte para ir à praia têm que dar conhecimento à organização e deixar o seu contacto com os responsáveis da organização que estão na paragem CAIS – FOZ DO ARELHO.
b) Tanto a zona de praia (LAGOA) como a zona de praia (MAR), são muito perigosas. Os responsáveis das equipas têm que zelar pelo bem estar de toda a comitiva e escolher uma zona em frente aos NADADORES SALVADORES.
c) A organização não se responsabiliza por quaisquer incidentes ocorridos na praia.
12.3 VISITA CALDAS DA RAINHA
- INFORMAÇÕES: Posto de Turismo das Caldas da Rainha – Rua do Provedor Frei Jorge de São Paulo 5A, Caldas da Rainha (Praça da Fruta).
- CONTACTO: (+351) 262240005
12.4 VISITA ÓBIDOS
- INFORMAÇÕES: Posto de Turismo de Óbidos – Rua Porta da Vila 16, Óbidos
CONTACTO: (+351) 262959231
13. Contactos
- SECRETARIADO – Ana Pedroso: 918 336 307
- LAVANDARIA – Carla Fontanesi: 916 791 683
- REFEIÇÕES – Pedro Capela: 938 350 619
- HOTÉIS – Pedro Capela: 938 350 619
- COMPETIÇÃO – Marcos Marques: 914 847 039
- TRANSPORTES – Ricardo Ferreira: 936 117 297
14. Casos Omissos
Todos os casos omissos no presente regulamento, serão decididos pelo organismo informal para julgamento de infrações desportivas, indicado à FPF e pela direção do Torneio, sem direito a qualquer tipo de protesto e/ou recurso.
PARCEIROS

















